BENVINDOS!

BENVINDOS!
BUN BU RYO DO - 文武 両 道 - O CAMINHO DA PENA E DA ESPADA - KILDER GIOVANNI
Powered By Blogger

domingo

SHODÔ - 書道


O SHODO é a caligrafia Japonesa, tradicionalmente monocromática, produzida através de um FUDE ( pincel - ), WASHI ( papel de arroz -  和紙 ) e SUMI ( tinta à base de carvão -  ). Considerado uma forma de expressão artística, o SHODO também possui um sentido filosófico que conduz seu praticante a um caminho de crescimento espiritual, bem como o BUSHIDO ( caminho do guerreiro -  武士道 ). As formas tradicionais de transferência de símbolos caligráficos são sucintas. Estão escritas em um papel branco que personifica o vazio na filosofia zen, e os sinais negros em um fundo branco combinam conceitos de Yin e Yang como origens femininas e masculinas.
A arte da escrita surgiu na China a mais de 3 mil anos aproximadamente em 1.300 a.C. durante a dinastia Yin. Foi introduzida no Japão no final da dinastia Yuan pelo budismo e passou a ser mais difundida a partir do século VI.
O SHODO pratica a escritura dos caracteres japoneses HIRAGANA (silabário usado para palavras de origem japonesa) e KATAKANA (silabário usado para palavras e nomes estrangeiros) , assim como os caracteres KANJI`s (símbolo que possui um significado e representa uma ideia) que podem ser chineses ou japoneses.
A arte do SHODO é considerada uma metáfora para a própria vida e não há nada casual na caligrafia japonesa. O início, a direção, a forma e o final das linhas que variam seu efeito conforme a velocidade, a cor da tinta e a pressão sobre o papel buscando o equilíbrio, a proporcionalidade e harmonia entre os elementos para cada linha e ponto. Uma infinidade de significados podem vir de características mínimas como o espaçamento entre os traços, ângulos direcionais e até mesmo o material utilizado como diferentes tipos de papéis ou tipos diferentes de pincéis que geram efeitos especiais às pinceladas.
Muito difundida no mundo, a arte do SHODO é praticada pelos japoneses desde a educação primária e os mestres proeminentes das artes marciais escrevem  hieróglifos onde sua força e espírito são sentidos e expostos nos DOJO´s (local de treinamento) com símbolos que expressam significados filosóficos a serem refletidos e praticados por todos que frequentam o ambiente.
A caligrafia japonesa foi estudada por aristocratas e SAMURAI`s (aquele que serve -  )  e sua prática também representa a busca pelo conhecimento, pelo saber, pela cultura e tradição.
O SHODO é conhecido como caligrafia ZEN por ter sido trazido ao Japão pelos monges Budistas e desenvolvido nos templos de Budismo ZEN. Assim como nas práticas do ZEN, deve-se desenvolver o BOKKI, manifestação do KI (energia interior, espírito -  ) através da tinta, da respiração, da postura, do coração, do estado MUSHIN (não mente ou mente vazia / liberta -  無心 ), sem ilusões.
ZEN e SHODO têm mais em comum do que diferem. É a razão pela qual o treinamento ZEN usa o SHODO como outro veículo para explorar e revelar a essência da nossa humanidade.
 BUNBU RYODÔ                                                                                                                                                                                      
Durante a prática, cada pincelada  é única e não pode ser consertada ou completada. O “borrão” e os “espaços” falhos sobre o papel poderão ser vistos como parte de uma totalidade, desde que haja um equilíbrio natural entre os caracteres e a composição como um todo. O sentido estético do SHODO está na intensidade e sutileza dos traços em harmonia.

                                                                         









     

SEJAM BENVINDOS! FLAG COUNTER MAP

Flag Counter
Visualizações desde Março/2018

http://www.flagcounter.com/