BENVINDOS!

BENVINDOS!
BUN BU RYO DO - 文武 両 道 - O CAMINHO DA PENA E DA ESPADA - KILDER GIOVANNI
Powered By Blogger

sábado

COMPREENDENDO O BUDÔ - 武道



No antigo Japão, século XV, conhecido como período SENGOKU-JIDAI, grandes confrontos foram travados nas disputas pelo poder e terras onde exércitos formados por guerreiros SAMURAIs (aquele que serve - ), se enfrentavam em sangrentas batalhas.
As famílias SAMURAIs sistematizaram suas técnicas de combate e as dividiram em conjuntos de disciplinas que eram transmitidas dentro dos clãs guerreiros. Somente um BUSHI (guerreiro - 武士 ) podia treinar estas técnicas.
Primeiramente aprendiam técnicas de golpear e defender-se. A eficiência era o principal objetivo. Posteriormente aprendiam a desenvolver o coração, ou seja, icluir à técnica: estratégia, o uso correto das emoções e intuição.
Surge então o BUJUTSU - 武術, todo o tipo de treinamento técnico que busca a efetividade em confrontos de guerra. Sejam treinamentos armados, desarmados, de estratégias, desenvolvimento corporal e mental com o objetivo de “acertar” o adversário.
Nos períodos hostís foram desenvolvidos hábitos, etiquetas e formas respeitosas no lidar entre as pessoas e principalmente entre os SAMURAIs exaltando a hierarquia. Qualquer mau entendido poderia gerar um confronto e culminar em morte. Entre os SAMURAIs foi desenvolvido um código de conduta ética e modo de vida conhecido como BUSHIDO - 武士道 . Este código de ética tinha, para os guerreiros, mais força que as próprias leis do Japão. Ele era transmitido oralmente e todos os clãs de SAMURAIs o seguiam. Para eles, era uma forma de viver e morrer com honra.
 Os princípios do BUSHIDO eram :
             GI (justiça e moralidade / razão correta / retidão –   )
             YUU (coragem / bravura heroica –  )
             JIN (benevolência / compaixão –  )
             REI (respeito / cortesia / amabilidade / polidez / gentileza –  )
             MAKOTO (honestidade / sinceridade /veracidade total –    )
             MEYO (honra / glória – )
             CHUU (dever / lealdade –    )
             NINTAI (caráter e auto-controle -  忍耐 )
No período TOKUGAWA, século XVII, iniciou-se a época de paz e os guerreiros SAMURAIs já não tinham mais a serventia habitual dos períodos de guerra. Os SAMURAIs foram forçados a encontrar uma nova aplicação de seus conhecimentos que até então eram voltados para as batalhas e, influenciados pelas principais religiões locais (Budismo, Xintoismo e Confuncionismo), mudaram o foco para a guerra interior, a evolução da personalidade para se tornarem pessoas melhores e influenciarem seu entorno buscando um mundo melhor. De acordo com o ZEN Budista uma pessoa percorre um longo caminho de evolução pessoal que dura a vida toda. O importante não é o foco final e sim o caminho que se trilha para chegar a ele. A este “caminho”, se dá o nome DÔ - .


As artes de combate militar já não eram mais exclusividade das famílias SAMURAIs. Com a abertura dos DOJOs (espaços de treinamento - 道場 ) para o público interessado, os SENSEIs ( professores -  先生 ) transmitiram seus conhecimentos de guerra enfocando a busca pela evolução da personalidade usando as técnicas e situações praticadas nos DOJOs como metáforas para melhor compreensão de seus alunos sobre o que realmente importava, a filosofia  BUDO NO KISO -  武道の基礎 ,  filosofia marcial que deveria transpor os limites dos DOJOs sendo praticada na vida cotidiana por seus alunos.
Por meio do treinamento o indivíduo aprende a ter disciplina, capacidade de superação e, ao mesmo tempo, desenvolve atitudes de respeito, cortesia, humildade e auto-controle.
Este modelo de aprendizado de filosofia de vida através das artes marciais passou a se chamar BUDO - 武道.
O Budo foi introduzido para ser o caminho espiritual que guiasse o praticante de artes marciais a atingir sua iluminação. Este conceito de iluminação vem do Zen Budismo que consiste em transcender o ego, eliminar os preconceitos e ilusões criadas pela mente humana apegada aos prazeres mundanos.
A expressão BUDO significa “caminho da guerra” ou “caminho marcial”. É escrita através da união dos KANJIs (caracteres da língua japonesa) : BU - e DO -  , formando BUDO -武道
Na tradução ocidental do KANJI BU temos o entendimento: Guerra. Mas o Kanji BU é formado por três KANJIs que dão a ele uma importância filosófica fundamental para nosso entendimento sob o ponto de vista oriental. São eles: ICHI ( um / primeiro -  ) ;TOMARU (parar -  ) ; YOKU (armas - ).
Leríamos: ( Primeiro, parar as armas ). Poderíamos interpretar que nossa guerra é a “não guerra”, que é a “guerra da paz”, que temos “que parar com nossos conflitos”. E mais profundamente poderíamos também dizer que temos que “parar a nossa guerra interior, nossos conflitos pessoais”.
Ao interpretar o termo BUDO, poderíamos dizer que é o “caminho da não guerra”, “caminho do não conflito”, “caminho da paz”.  É a busca constante pela paz. Pela paz do mundo e pela paz interna.
BUDO está ligado à mitologia japonesa do duende KAPPA -  河童 , que podia assumir a posição de ataque e defesa ao mesmo tempo, mantendo uma postura natural e descontraída.
Podemos compreender melhor o BUDO através de uma visão tridimensional onde o aprimoramento constante físico, mental e espiritual fazem parte de um todo. Não se deve separá-los durante a busca pela evolução. A prática constante de princípios que nos ajudam a tornar um ser humano melhor, após se transformarem em hábitos involuntários e flúidos, passam a ser virtudes que nos guiarão a fazermos as melhores escolhas durante as ocorrências da vida e criarmos uma personalidade de bom caráter, moral, ética e de atitudes corretas.
O BUDO como  ferramenta social, além da inclusão de toda e qualquer pessoa, independentemente de raça, idade, sexo ou mesmo habilidade, traz com a prática a melhora da autoestima, do espírito de companheirismo e trabalho em equipe, o respeito ao próximo e a valorização moral na busca por formar um cidadão melhor e útil para a sociedade.

Ass. por:  Kilder Giovanni

SEJAM BENVINDOS! FLAG COUNTER MAP

Flag Counter
Visualizações desde Março/2018

http://www.flagcounter.com/